Projeto do vereador Dr. Ronaldo Onishi que beneficia famílias de pessoas com autismo é aprovado pela Câmara de Taboão da Serra
A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou nesta terça-feira (29), o Projeto de Lei que garante atendimento prioritário a mães e pais atípicos — responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes. A proposta, de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi (União Brasil), agora segue para sanção do Poder Executivo.
A medida prevê que estabelecimentos públicos e privados do município passem a oferecer atendimento preferencial a esse público. O objetivo é facilitar o dia a dia de famílias que enfrentam uma rotina intensa no cuidado com filhos neurodivergentes, promovendo acolhimento e garantindo seus direitos de forma mais efetiva.
Além disso, a lei determina que os estabelecimentos incluam o símbolo mundial da conscientização do autismo nas placas de atendimento prioritário, facilitando a identificação e a implementação da medida. A regulamentação da norma ficará sob responsabilidade do Executivo Municipal.
Na justificativa do projeto, o vereador destaca os desafios enfrentados por essas famílias.
“Essas mães e pais vivem um cotidiano extremamente desgastante. A prioridade no atendimento será fundamental para a tranquilidade e conforto dos autistas e seus familiares”, afirma Dr. Ronaldo Onishi.
O parlamentar também ressalta que situações de espera prolongada podem gerar crises de ansiedade e sobrecarga emocional tanto para a pessoa com TEA quanto para seus responsáveis.
“Mesmo quando estão sozinhos, esses cuidadores precisam ser atendidos com rapidez, pois há, muitas vezes, uma criança que depende deles esperando em casa”, completa.
Com a aprovação da proposta, Taboão da Serra dá mais um passo na construção de uma cidade mais inclusiva e sensível às necessidades de famílias que convivem com a neurodivergência.
Camila Joseph